segunda-feira, 26 de março de 2007

O virtual ciberespaço.

Em uma aula de multimídia, a professora da matéria abordou o assunto ciberespaço, e isso gerou uma grande discução pois todos tinham alguma noção do que era, mas não conseguiam definir, além disso, veio a questão do que é real e o que é virtual, pois o ciberespaço é considerado virtual. Mas então como definir ciberespaço e o que é virtual?
Encontrei a seguinte definição para ciberespaço: "espaço de convergência de todos os meios de comunicação - áudio, vídeo, telefone, televisão, cabo e satélite. Há 30 anos, Marshall McLuhan previu o aparecimento de uma rede de telecomunicações que se tornaria na tradução eletrônica do sistema nervoso humano. A aldeia global viabilizada pela Internet possibilitou o acesso de milhões de pessoas a uma partilha de informação, experiências e atividades que ultrapassam as barreiras tradicionais do espaço, tempo, língua e cultura. "
fonte : eden.dei.uc.pt/gestao/forum/glossario/

"O ciberespaço era a última fronteira. As brilhantes e enredadas teias de datas nas maciças redes de computadores do mundo estavam a mercê do saque. Case tinha vinte e quatro anos. Aos vinte e dois, fora um cowboy do Interface, um dos melhores ases de computadores do Sprawl urbano, que se estendia pela Costa Leste da América do Norte. Ladrão, trabalhava para ladrões, ligado a uma consola de computador que projectava (sic) a sua consciência incorpórea na matriz das redes mundiais de computadores. Roubava segredos aos computadores das empresas, vendendo-os ao maior licitador." (William Gibson, em Neuromante, 1989, Meribérica/Líder).
Este espaço é de comunicação rápida e de informações hiper acessíveis.
Para concluir o ciberespaço, devo informar també o que vem a ser virtual, pois se o ciberespaço é virtual, para entendê-lo, devemos saber o que isso representa. Virtual em sua definição mais simples é: aquilo que não é palpável, não se pode tocar, e assim é o ciberespaço, o ser humano não pode pegar nele diretamente, só é capaz de ter acesso a ele; é uma abstração do que é real, o virtual representa uma realidade, ele a simula.
É chamado de mundo virtual normalmente o ambiente de comunicação que é feito na internet. A Wikipédia, eo google, podem ser consideradas enciclopédias virtuais. A informação é real mas aparece no ciberespaço, o ambiente virtual!

fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Virtual

fonte da imagem: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.ed.gov/pubs/parents/internet/guide.gif&imgrefurl=http://www.ed.gov/pubs/parents/internet/title.html&h=254&w=276&sz=57&hl=pt-BR&start=3&tbnid=MhRIa79Vq9Jt-M:&tbnh=105&tbnw=114&prev=/images%3Fq%3Dinternet%26gbv%3D2%26svnum%3D10%26hl%3Dpt-BR

Um comentário:

Morgana Carvalho disse...

olá Paulinha,
Muito bom seu texto sobre ciberespaço, aprendeu mesmo com as aulas de Marcos Silva. Gostei da sua abordagem tranquila. Bjin