segunda-feira, 16 de abril de 2007

Imersão e avatar, o que são???



Para definir os tópicos da última aula, procurei exemplificar cada um para dinamizar o processo do entendimento. Portanto, a imersão indica envolvimento, para experimentar a sensação de presença. O significado de imersão aqui está vinculado mais para o significado subjetivo de presença, envolvendo um “sentir envolvido”. Envolvimento é considerado como um estado psicológico resultante do foco de atenção em um conjunto de estímulos ou eventos. Na literatura, o termo imersão é comumente encontrado com definições objetivas, ao contrário de Witmer. Slater [10], por exemplo, “define imersão como uma descrição do aparato tecnológico que dá suporte à sensação de presença, ou seja, sendo algo que pode ser mensurado independente dos resultados da experiência que será vivenciada através dos mesmos.” Avatar por sua vez, é definido constantemente como deuses e suas representações, assim é no hinduísmo e outra tantas, porém além dessas crenças, deve-se saber que avatar significa um travestimento, a criação de um nova identidade capaz de mudar algo na história em que vive, avatar deve interagir.E essa interação é que torna o avatar fácil de definir na tecnologia de jogos e meio multimídia: Em computação, avatar é a representação gráfica de um usuário em realidade virtual, jogos ou outros ambientes interativos como fóruns e bate-papos. De acordo com a tecnologia, pode variar de um sofisticado modelo 3D até um simples ícone.

A relação dos dois termos é muito forte, acredito que o seu avatar apareça no momento em que você mergulhou no ambiente proposto.

A professora além de propor a pesquisa, pediu que repondesse se existe avatar no personagem, de acordo com tudo que eu pude ler, acredito que sim, pois um persongem se transveste assim como um avatar, e interage com o que está acontecendo.

Esse texto é a minha resposta sobre imersão e avatar, até a próxima!
fonte:
imagem: http://getasecondlife.net/wp-content/sl-avatar.jpg
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&defl=pt&q=define:Avatar&sa=X&oi=glossary_definition&ct=title
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciborgue
confira o fórum sobre second life: http://secondlife.xq.com.br/index.php?id=55

Nenhum comentário: