segunda-feira, 12 de março de 2007

Web 2.0




Web 2.0
"O termo Web 2.0 foi cunhado em 2004 por Dale Dougherty, diretor da O'Reilly e estudioso da internet, para designar a segunda geração da rede mundial de computadores. A nova fase reforçaria os conceitos de troca de informação e colaboração dos internautas com os sites ou serviços na internet." Um exemplo da Web 2.0 é a Wikipédia, enciclopédia editada pelos próprios usuários.O termo tomou forma quando a revista ‘Time’ escolheu ‘você’, o internauta como personalidade do ano “por tirar o poder das mãos de poucos e trabalhar de graça e superar os profissionais no jogo deles”, justificou a revista que colocou um espelho no lugar da foto de capa.Os críticos afirmam que o termo Web 2.0 é puramente mercadológico e que a interatividade era um movimento natural e não uma “segunda geração”. Acredito que a criação de uma web mais interativa não seja só mercadológica, mas também seja uma maneira de introduzir no cotidiano do internauta, a possibilidade de divulgar suas idéias e conhecimentos.
Seja como for, o número de sites que exploram o conteúdo produzido pelo internauta vem crescendo a cada dia. Uma prova disso é o YouTube. Um site em que os próprios usuários fazem seu conteúdo. Criado por dois amigos, com 67 funcionários e sem lucro foi vendido para o Google por US$ 1,65 bilhão.
Web 2.0 é uma série de aplicações que propiciam e potencializam a formação de Redes sociais pessoas e agentes que interagem direta ou indiretamente entre si e constroem certos padrões recorrentes de relacionamento e comportamento.
Para mim, encontrar novas formas de se relacionar com a informação e ampliar a facilidade do acesso, proporciona sempre uma vida inteligente mais duradoura.

fonte: site (último segundo) notícias. http://www.ultimosegundo.ig.com.br/

definições google: http://www.google.com.br/search?hl=ptBR&lr=lang_pt&defl=en&q=define:Web+2.0&sa=X&oi=glossary_definition&ct=title

vídeo youtube(jornalista Gabriela Campedeli) opinião sobre web 2.0:
http://www.youtube.com/watch?v=2Mu6W2GQOlo

Um comentário:

Simone Souza (Síssa) disse...

Oi Paulla, gostei do seu texto, achei-o compreensível e completo mas acho que faltou o seu parecer sobre a web 2.0.
Um abraço