segunda-feira, 16 de abril de 2007

Ciborgue!!!

A noção de ciborgue aponta para uma modificação do modo como se pensa o ser humano, modificação esta que radicaliza a vinculação do conceito de humano aos processos de comunicação e às redes.
Definindo de forma precisa, ciborgue é uma contração de "organismo cibernético" (em inglês: cyborg - cybernetic organism) e foi inventado pelo engenheiro biomédico Manfred Clynes, em 1960. Clynes o definiu como "a mistura do orgânico com o maquínico, ou a engenharia da união entre sistemas orgânicos separados".
Desde seus primórdios, a idéia de ciborgue traz a possibilidade de adaptação do homem a ambientes inóspitos, ampliação e/ou aprimoramento das capacidades humanas e substituição de "peças". A mescla com máquinas e circuitos cibernéticos promete incrementar as capacidades sensórias e cognitivas, aumentar a resistência e a durabilidade da espécie.(revista GHREBH).
Existe ainda uma segunda definição para ciborgue que não é necessariamente uma mistura de homem e máquina.
Esta definição de ciborgue inclui todo tipo de intervenção tecnológica, seja o uso de medicamentos (restauradores da saúde, psicotrópicos ou preventivos contra doenças), seja a conexão com instrumentos de mecânica, eletrônica ou informática. Para Gray, Mentor e Figueroa-Sarriera é assim que se define a segunda visão de ciborgue.
A palavra, apesar de possuir dois significados, tem apenas um objetivo, tormar o homem capaz de coisas que ainda não são possíveis, extender as capacidades humanas para que sejamos mais eficientes. Mas deixo aqui a discurssão, será que perderemos nossa humanidade por agregarmos tecnologia ao corpo? E a estética humana, se tornaria obsoleta?
Opinem!!!

Bibliografia:

revista ghrebh: http://209.85.165.104/search?q=cache:KpG1J1mYiB8J:revista.cisc.org.br/ghrebh6/artigos/06fatima.htm+ciborgue&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=6&gl=br

http://www.comciencia.br/resenhas/2004/10/resenha2.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciborgue

imagem : http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://blogdopaulo.weblogger.terra.com.br/img/exterminador1.jpg&imgrefurl=http://blogdopaulo.weblogger.terra.com.br/200308_blogdopaulo_arquivo.htm&h=350&w=222&sz=16&hl=pt-BR&start=3&um=1&tbnid=oVDjwRsOixfRiM:&tbnh=120&tbnw=76&prev=/images%3Fq%3Dexterminador%2Bdo%2Bfuturo%26svnum%3D10%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26lr%3Dlang_pt

leia aritgo sobre ciborgue: http://www.totalsecurity.com.br/article.php?sid=3001&order=0

Nenhum comentário: