domingo, 22 de abril de 2007

Começou com o RPG e continua com o second life!



"RPG é a abreviação do termo RolePlaying Game, que já foi traduzida de várias formas em nossa língua. Uma das mais populares é Jogo de Interpretação de Papéis. Apesar dessa tradução e de ser comum ouvir a expressão "Vamos jogar RPG!", o RPG não é exatamente um jogo. Ele é uma brincadeira de contar histórias."
Se RPG é uma forma de contar histórias, subentende-se que existem personagens dentro deste contexto a fim de construir a história e interferir nela, no começo esse tipo de atividade era praticada através de livros onde um mestre criava as instruções e o resto do grupo interagia a fim de resolver determinado problema.
quanto aos personagens:existem dois tipos: o primeiro tipo é o jogador personagem, normalmente chamado apenas de "jogador" ou PC (Player Character). Esse jogador é aquele quem cria um personagem fictício seguindo as regras do sistema escolhido por seu grupo, e será aquele quem controlará esse mesmo personagem pelas aventuras do jogo. (Em alguns jogos de RPG, jogadores podem controlar mais de um personagem simultaneamente, embora seja incomum.)
O segundo tipo de jogador é o narrador ou mestre. Será ele quem criará a história, e julgará as ações de todos os personagens do jogo. O narrador não possui um personagem próprio, mas controla todos os personagens não narradores da aventura - o que seriam os coadjuvantes da peça de teatro. Enquanto o jogador tem uma relação próxima com um ator de teatro, o narrador seria o diretor. Aquele quem define o cenário, figurantes, ambiente e tudo mais.
"Esses jogos geralmente são recheados de elementos do romance de cavalaria medieval. Os cenários incluem monstros, magia, raças diversas (elfos, anões, humanos, gnomos, meio-elfos, halfings, dentre outros."
Mas com a evolução dos videos games, dos computadores e internet, os jogos tornaram-se eletrônicos dando início a era digital de jogos RPG, onde os cenário e personagens antes criados mentalmente, agora ganham vida e um rosto, assim como campos de batalha, florestas e sons.O realismo do jogo aumenta tornando possível imergir ainda mais na história.
E entre tantos jogos criados para RPG no computador, está um MMORG famoso chamado: Second Life, ou seja, segunda vida assim como antes o usuário criará um avatar, mas agora com muito mais realismo do que poderia imaginar, o ambiente do jogo é muito realista, futurista e o seu criador o tornou muito mais do que um jogo para milhões de pessoas, transformou-o em uma forma de economia mundial virtual, onde por uma pequena quantia de dinheiro descontada do seu cartão de credito internacional, você é capaz de comprar lotes, carros ou até mesmo entra numa loja virtual da apple dentro do jogo e comprar um novo computador.
é dessa forma que é possível compreender porque pessoas entram no jogo e saem milhonárias, se o indivíduo for visionário e abrir um negócio lucrativo dentro desta segunda vida, é possível faturar alto.
O second, não deixa de ser um jogo, pois ele entretem, mas acredito que o entretenimento é apenas um pretexto para estimular o consumo, o contrário do que ocorre com o RPG, o second life não proporciona um ambiente para contar histórias de aventura, mas sim propõe uma ligaçãoentre milhões de usuários juntos mas solitários.
Fonte:
slides da aula (do RPG ao Second Life)

Nenhum comentário: