domingo, 10 de junho de 2007

Mulheres que vestem Prada e Louis Vuitton...





Começarei a postagem de hoje agradecendo à professora kaorí a liberdade que nos deu para escolher o que seria pesquisado. Me sinto muito à vontade para falar sobre moda e beleza, portanto escolhi uma comunidade do orkut que aborda de forma publicitária e comercial este tema.

Escolhi a comunidade "Luis Vuitton e Prada" que se encontra na categoria moda e beleza. Os fóruns da comunidade são compostos por anúncios das marcas em questão. As comunidades relacionadas são: prada, centurion e sou louca por sandálias.

Pesquisei o perfil de 7 mulheres aleatóriamente e encontrei alguns aspectos em comum que caracterizam o perfil da mulher que usa as marcas e participa da comunidade.

Todas as mulheres pesquisadas moram na região sudeste do Brasil, consideram-se elegantes, na moda, escutam música pop (principalmente bandas americanas e inglesas), os filmes que gostam sao comédias em geral, participam de várias comunidades de marcas famosas, não gostam de cozinhar, são heterossexuais e bebem.

A maioria delas, também: trabalham, curtem viajens caras, são muito vaidosas, são casadas ou namoram, tem terceiro grau (faculdade).
De acordo com a enciclopédia virtual (wikipédia) define-se comunidade como: " aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual. Ou seja, os usuários da internet estão cada vez mais unidos, organizados entre si e associados uns aos outros de acordo com interesses comuns."
Depois de analisar todas essas características, é possível analisar o perfil consumidor de Luis Vuitton e Prada. Quem consome a marca são as mulheres, de classe alta, com o intelecto desenvolvido, trabalhadoras, que curtem viajar, se cuidam e preocupam com o fetiche e estatus da marca. São características em comum que associam um grupo de pessoas a uma marca, e vice e versa.

Uma propaganda para esse público deve se lembrar desses detalhes, para dar um ar de requinte, riqueza e charme!

É por poder fazer essa análise de perfil que considero importante as comunidades do orkut. Isso facilita pra marca e para o consumidor o resultado e a resposta das campanhas.


Fonte: (comunidade) http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6303738

Perfil de sete participantes (mulheres)


Publicidade no orkut (artigo) :
http://www.infonauta.com.br/individual.php?id=78

Assista ao vídeo do desfile da prada:http://www.youtube.com/watch?v=E2Kcp3RCK94&mode=related&search=

Nenhum comentário: