segunda-feira, 11 de junho de 2007

Lei na internet, funciona?



Quando a internet surgiu no mundo, acreditavasse em evolução, interatividade e comunicação instantânea, só não se pensava nos problemas que ela poderia acarretar para o usuário. Depois do seu surgimento, a internet fez surgir no mundo uma lista enorme de crimes, ou melhor, o usuário começou a desvirtuar a função da internet, passando a prejudicar terceiros.
Alguns crimes mais comuns são: criação de comunidades virtuais para fazer apologia ao uso de drogas e envio de vírus de computador por e-mail, pedofilia e difamação."Mas o coordenador do Comitê Gestor de Segurança da Informação do Ministério da Justiça e perito criminal federal Jorilson Rodrigues diz que a rede mundial de computadores contribuiu não só para o surgimento de novos crimes como também ampliou a dimensão de delitos tradicionais. Na última terça-feira dia 21 de maio por exemplo, uma força-tarefa formada por policiais de 30 países, inclusive o Brasil, desencadeou uma operação para combater a divulgação de imagens contendo pornografia infantil, um crime que, segundo especialistas na área, ganhou impulso graças à internet."

Ainda segundo Jorilson Rodrigues, depois do surgimento de novos meios de comunicação e tecnologia, a prática criminosa deve ser reprimida com novas técnicas de investigação para tratar específicamente dos crimes pela internet.
"A dificuldade é fazer com que um crime 'informático' passe a ser encarado como crime regular. Quando se obtém, por exemplo, a informação de que um material ilegal está sendo divulgado, o que se tenta fazer é extrair dessa página da internet informações que se possam levar a uma possível autoria daquele material. A partir deste momento, é encaminhar a investigação de uma maneira tradicional".
Existe um projeto de lei a ser votado a respeito dos crimes cibernéticos que tem como propósito: criminalizar e coibir condutas fraudulentas na rede (como o furto de senhas), o envio de vírus e a pirataria de conteúdo protegido por direitos autorais.
Porém, existem lacunas no projeto que não abragem de forma total os crimes cometidos e ainda dão espaço para a realização de algumas práticas criminosas. Além disso, alguns artigos deixam claro que o usuário perderá sua privacidade na internet.
Há que se usar o bom senso e descobrir se projetos de lei são suficientes, o problema da ética no Brasil vem se arrastando desde a sua formação, é preciso mudar de postura, ensinar o brasileiro a ética, a honestidade e isso se aprende em casa e na escola.
Parece que o problema é uma questao de desrespeito do usuário, que sempre teve nas leis do Brasil, a oportunidade de "dar um jeitinho" e sair ileso e a internet facilita as coisas, por causa do anonimato.
Fonte:
Imagem: banco de imagens do google
Confira aqui, notícias de crimes de internet no brasil: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19460.shtml
Vídeo (segurança na internet) http://www.youtube.com/watch?v=QKvqobL1Fk8

Um comentário:

bruce disse...


Make~*  Money~ * Please~*
AGLOCO offers a toolbar that display advertising। If you run the toolbar, they will give you a share of the ad money। They also pay you if you refer other people to use the toolbar। The more people you refer, the more you can potentially make. Currently, my network has over 13,000 people in it and it’s increasing by over 100 per day. AGLOCO is a startup and unproven. However, since the cost of entry is zero, you can’t lose anything for signing up. AGLOCO is also the only network here that doesn’t require you to have a site.
Sign up for AGLOCO