domingo, 24 de junho de 2007

Bem casado!


"O YouTube é, sem dúvida o mais famoso site de compartilhamento de vídeos, apesar de não ser, necessariamente, o melhor.
Aproximadamente de 100 milhões de vídeos são baixados todos os dias."
Dois amigos, Chad Hurley e Steve Chen , foram seus criadores, pois estavam insatisfeitos com o envio de vídeos pela internet, por causa da lentidão. Como era difícil enviar por e-mail os vídeos que eles faziam resolveram criar o YouTube.
O funcionamento do site é muito simples: "o internauta se cadastra no site e através do próprio site ele envia seu vídeo para o YouTube. Através dele, ainda, pode se divulgar seu vídeo, postá-lo em seu blog. " (slides)
Já para divulgar um vídeo para outras pessoas, é só copiar na caixa !about this video" uma das linhas de texto e enviar.
Um fator de sucesso do YouTube é permitir o uso dos vídeos em outros sites. Isso é interessante para a publicidade, que pode divulgar suas idéias gratuitamente no site e ainda espalhar isso pela internet da mesma maneira, sem pagar nada por isso, e o que é melhor; com visibilidade mundial, o que persuade de maneira mais eficaz e tora o produto famoso.
Geralmente a publicidade que faz mais sucesso no "youtube" é a que usa comédia como pano de fundo. A faixa etária de usuários do youtube esta entre os 13 e os 40 anos, o público dessa faixa etária é o que mais consome, portanto a publicidade casa perfeitamente com a visibilidade do youtube, e tudo de graça!
Hoje já é possível acessar o youtube em português, depois que o site foi comprado pela google por 1,65 bilhões em ações, o google resolveu traduzir a página em outros idiomas para facilitar o acesso dos internautas.
O site ainda oferece uma classificação para os vídeos e através disso é possível analisar a aceitação do público de alguma propaganda presente no youtube.
Para exemplificar, usei o vídeio do topo, criado por mim, Vanessa e Frederico. O vídeo é uma sátira às propagandas de agências de casamento.
Para mi, o youtube é uma forma inteligente de divilgar idéias, aparecer e vender, é uma ótima estratégia de comunicação de massa, pois em qualquer lugar do mundo alguém pode ver o meu vídeo.

fonte de pesquisa:

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=20297

http://www.digestivocultural.com/blog/default.asp?codigo=1457

http://pt.wikipedia.org/wiki/YouTube

slides da professora Kaorí

Um comentário:

Christian Resende disse...

Paulla, gostaria de convidá-la a conhecer o meu blog Mente Aberta. Aguardo sua visita e grande beijo!